Tiradentes

Conheça Tiradentes a cidade mais charmosa de Minas Gerais

Tiradentes é uma das principais cidades mineiras, é um destino que merece ser visitado por todos e reúne o melhor de Minas Gerais, casarões e igrejas bem conservados, povo hospitaleiro, boa gastronomia, tranquilidade e clima gostoso. Emoldurada pela Serra São José, a charmosa cidade mineira possui um dos mais conservados centros históricos do país e um roteiro em Tiradentes é essencial para você conhecer o que a cidade tem de melhor.

 

Igrejas

As igrejas estão entre os principais pontos turísticos de Tiradentes. A mais importante entre elas é a Igreja Matriz de Santo Antônio. Localizada no topo de uma colina, ela proporciona linda vista para a cidade e a Serra de São José. Imponente em meio aos casarões do século XVIII, ela pode ser vista de vários pontos da cidade. A Matriz de Santo Antônio é a única igreja de Tiradentes que conta com trabalhos de Aleijadinho. Outra igreja de destaque é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Com construção do início do século XVIII, essa igreja é considerada uma das mais antigas de Tiradentes. Ainda no centro histórico, é possível visitar também a Igreja da Santíssima trindade, a Capela Bom Jesus da Pobreza, a Capela de São Francisco de Paula (de onde se vê um lindo pôr do sol), a Capela de São João Evangelista e a  Capela de Nossa senhora das Mercês.

 

Museus

Os museus de Tiradentes seguem a linha das igrejas e têm temáticas religiosas, porém a visita é interessante também pelo valor arquitetônico de cada um deles. O Museu de Sant´Ana, com 300 imagens que representam a protetora dos lares, da família e dos mineradores, funciona na antiga cadeia, prédio raro para a época, que costumava ter cadeiras anexas à Câmara. Já o  Museu Padre Casa Toledo é uma ótima oportunidade de conhecer por dentro um dos mais belos solares de Tiradentes. Na casa, viveu Padre Toledo, condenado por participar do processo que culminou na Inconfidência Mineira. O Museu da Liturgia, com acervo dedicado ao processo litúrgico e peças sacras, está localizado em uma das ruas mais antigas da cidade. Os três museus são pequenos e a visita a cada um deles não leva mais de uma hora. 

 

A culinária de Tiradentes

Todos já sabem que a culinária mineira é espetacular, mas em Tiradentes ela supera todas as expectativas. A cidade investe muito no turismo gastronômico e vai bem além dos pratos típicos. Os restaurantes têm excelentes e inusitados cardápios que fariam bonito nos maiores polos gastronômicos do país. Não se deixe levar apenas pelos PFs (que também são deliciosos). Tiradentes é lugar para investir em diferentes combinações, sempre com o toque mineiro que agrada a todos. Não deixe de experimentar jantares espetaculares em restaurantes como o Tragaluz e o Angatu. Claro que Tiradentes não decepciona quem deseja se jogar nos clássicos sabores mineiros, nesse caso, invista no Viradas do Largo e no Pau de Angu. E para um docinho inesquecível, nada como o Chico Doceiro.

 

Chafariz de São José

Além de ser um atrativo turístico que vale a pena conhecer pela sua importância histórica, o chafariz ainda está em atividade. Datado de 1749, o chafariz possui oratório e fica no caminho entre algumas atrações do centro histórico.

 

Faça um passeio de charrete ou de jardineira

As charretes estão entre as mais tradicionais imagens de Tiradentes. Sempre coloridas, elas são puxadas por cavalos que levam os visitantes para uma volta pelo Centro Histórico. As charretes estão localizadas no Largo das Forras, com direito a algumas paradas para fotos. 

O Passeio de jardineira funciona na mesma linha, com a diferença de ser feito sempre à noite e com o uso de uma jardineira de 1935, propriedade do Museu do Automóvel. Com duração de 1h45, passa pelos principais pontos do Centro Histórico e também é repleto de informações sobre a cidade.

 

Ir de Maria Fumaça até São João Del Rei

A charmosa Maria Fumaça que faz o trajeto Tiradentes – São João Del Rei é a mais antiga em funcionamento do país, um passeio que remete às origens do Brasil, em um trajeto de cerca de 12 quilômetros entre as montanhas e serras de Minas Gerais. O passeio acontece somente às sextas, sábados e domingos e costuma lotar, melhor comprar com antecedência e garantir seu lugar.

 

Artesanatos, obras de arte e móveis rústicos

Tiradentes oferece lojas espetaculares para quem está busca de móveis rústicos, obras de arte, artesanatos de qualidade e objetos de decoração. A variedade é grande e será fácil encontrar peças exclusivas que combinem com você! Não deixe de entrar nas lojas de Tiradentes, que sempre reservam boas surpresas.

 

ORGANIZAÇÃO:

PATROCÍNIO DIAMANTE:

PATROCÍNIO OURO:

PATROCÍNIO PRATA:

PATROCÍNIO BRONZE:

APOIO: