Palestrantes

Alexandre Augusto Ruschi Filho

Currículo:

Cirurgião geral coloproctologista, graduado na Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é presidente da Central Nacional Unimed, presidente da Unimed Federação Espírito Santo.



Antônio Rodrigues

Currículo:

António Rodrigues concluiu Medicina na Universidade de Coimbra (Portugal) em 1979, é Médico de Família no Centro de Saúde de Celas – Coimbra.

É docente na “Pós-graduação em Economia e Gestão em Organizações de Saúde” da Faculdade de Economia e foi na cadeira de Medicina Geral e Familiar na Faculdade de Medicina, também na Universidade de Coimbra.

Foi dirigente da “Associação Portuguesa de Medicina Familiar”, da “Ordem dos Médicos” e do Sindicato “Federação Nacional dos Médicos”.
Integrou o Observatório Português de Sistemas de Saúde, a Unidade de Missão para a Reforma dos Cuidados de Saúde Primários, o European Working Party on Quality Assurance (EQuIP - WONCA) e a Union Européenne des Médecins Omnipracticiens (UEMO). É co-autor do “Prontuário Terapêutico”.



Aylan César de Melo

Currículo:

Graduado em medicina pela UFMG em 1989, com residência médica em Cirurgia Geral na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. Pós-graduado em Terapia Intensiva, com MBA em Gestão Hospitalar. No Sistema Unimed, foi médico Auditor da Unimed Araxá e diretor Financeiro da cooperativa. Atuou também como Conselheiro Fiscal da Central Nacional Unimed e da Intrafederativa Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas. É Presidente da Unimed Araxá e presidente da Intrafederativa Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas. Eleito diretor de Integração e Mercado da Unimed Federação Minas para o mandato 2018-2022.



Demétrio Magnoli

Currículo:

Atualmente é colunista da Folha de São Paulo e comentarista de política e assuntos internacionais da Globo News. É integrante do Grupo de Análises de Conjuntura Internacional (GACINT) da Universidade de São Paulo – USP .Doutor em geografia humana, Demétrio Magnoli é especialista em política internacional, jornalista e sociologo.  Escreveu, entre outros livros, ‘Gota de Sangue – História do Pensamento Racial’ , ‘O Leviatã Desafiado’ e ‘A Vida Louca dos Revolucionários’. Em suas palestras, se diferencia por apresentar com maestria cenários sociopolíticos e cenários politico-econômicos, do Brasil e do mundo. É considerado uma das principais referências do tema no Brasil. Como docente, foi professor da Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Na condição de pesquisador e escritor, publicou dezenas de ensaios e obras. Foi comentarista da TV Cultura e colunista da Band News FM e revista Época.



Dilson Lamaita Miranda

Currículo:

Médico, formado pela Faculdade de Medicina de Itajubá, com residência em Ortopedia e Traumatologia na Santa Casa de São Paulo. Pós-graduado em Gestão Estratégica de Sistema de saúde. Cursou Governança Corporativa em Cooperativas pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). É presidente do Sincoomed (Sindicato Nacional das Cooperativas de Serviços Médicos). No Sistema Unimed foi diretor da Unimed Intrafederativa Federação Regional Sul de Minas e, atualmente, é diretor Presidente da Unimed Três Pontas e Presidente Executivo da Unicred Sul de Minas. Eleito diretor de Controle da Unimed Federação Minas para o mandato 2018-2022.



Eliézer Silva

Currículo:

Mestre em Medicina Interna pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutor em Doenças Infecciosas pela Universidade Federal de São Paulo. Pós-doutorado na Universidade do Colorado - EUA. Livre-docente pela Universidade de São Paulo, MBA Executivo em Gestão de Saúde pelo Insper, Programa de Desenvolvimento de Executivos pela Fundação Dom Cabral, Programa Executivo (General Management Program) pela Harvard Business School. Atualemnte é Diretor Superintendente de Medicina Diagnóstica e Ambulatorial da Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein



Evair Vieira de Melo

Currículo:

Formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão de Projetos (FGV),  presidiu o Incaper - Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural e o Conselho Nacional das Entidades de Pesquisa Agropecuária (Consepa). Em 2014, foi eleito Deputado Federal e reeleito em 2018.
Em 2019, se tornou membro das seguintes Comissões Permanentes: Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural - CAPADR. Comissão de Finanças e Tributação - CFT; Comissão de Turismo - CTUR;  Comissão de Viação e Transportes - CVT; Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público - CTASP. Nas frentes parlamentares: Presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo,  2º Vice-Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária; Vice-Presidente da Região Sudeste da Frente Parlamentar do Turismo; Vice-Presidente da Frente Parlamentar do Café.

 



Geraldo José Coelho Ribeiro

Currículo:

Consultor da Fundação Unimed. Médico, Doutorando em Ciências da Saúde/Telessaúde. Áreas de atuação: Inovação, Saúde Digital e Educação Médica. Certificação Profissional em Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde.



Helton Freitas

Currículo:

Diretor-presidente da Seguros Unimed. Médico do trabalho e especialista em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais, cursou MBA em Gestão de Saúde pelo Ibmec e o Programa de Gestão da Performance, da Fundação Dom Cabral. Por mais de 30 anos, sua trajetória profissional está ligada ao desenvolvimento do cooperativismo no setor de saúde, nos ramos de consumo, crédito e trabalho médico. Em 1998, ingressou no Sistema Unimed, tendo sido diretor de Controle da Unimed Federação Minas, além de assessor



Jorge Lucki

Currículo:

Engenheiro pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP e Pós-Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Sócio fundador e ex-diretor da ABS - Associação Brasileira de Sommeliers, e da SBAV - Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho, membro da Confraria dos Enófilos do Alentejo e da Confraria do Vinho do Porto, membro da Chevalier da Ordre des Coteaux de Champagne, membro da Confradía del Mérito Vitivínicola de Chile, membro da Académie Internationale du Vin, com sede em Genebra. Colunista de vinhos do jornal Valor Econômico, o mais importante diário de economia do país, desde a sua fundação, há 19 anos. Escreve regularmente sobre vinhos para as revistas mensais ValorInveste e Prazeres da Mesa, desde as suas respectivas primeiras edições. Comentarista de vinhos da Rádio CBN, com inserções diárias ao vivo para todo o Brasil.



José Augusto Ferreira

Currículo:

Diretor de Provimento de Saúde da Unimed Belo Horizonte. Formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais em 1985, José Augusto Ferreira é especialista em Clínica Médica, e em Medicina Intensiva pela AMIB. Na área acadêmica, é professor na Faculdade de Ciências Médicas, disciplina Gestão em Saúde.  Pós-graduado em Gestão Empresarial pela USP.  Foi diretor Comercial da Credicom Cooperativa de Crédito, de 2005 a 2013 e presidente da Fencom – Federação das Cooperativas de Trabalho Médico, também por dois mandatos, de 2006 a 2012. 



Luiz Felipe Pondé

Currículo:

É colunista semanal da Folha de S.Paulo, considerado um dos mais provocadores e interessantes pensadores brasileiros.Filósofo, escritor, ensaísta e palestrante, Luiz Felipe Pondé é pós-doutorado em epistemologia pela Universidade de Tel Aviv, vice-diretor da Faculdade de Comunicação da FAAP, onde também é professor de Filosofia, e na PUC-SP, onde ministra aulas de Ciências da Religião. Também é autor de 12 livros, sendo, inclusive, aclamado pela crítica com os livros “Filosofia Para Corajosos”, “A Era do Ressentimento” e “Os 10 Mandamentos (+um)”.



Luiz Otávio Fernandes de Andrade

Currículo:

Médico, graduado pela Faculdade de Medicina da UFMG em 1985. Especialista em Clínica Médica, Anestesiologia, Terapia Intensiva e Medicina do Trabalho. É pós-graduado em Gestão de Negócios e Tecnologia da Informação pela Fundação Getúlio Vargas. Foi diretor administrativo do SICOOB Credicom, presidente da FENCOM e Diretor de Provimento de Saúde da Unimed BH entre 2006 e 2014.  Atuou como vice-presidente da ONA (Organização Nacional de Acreditação), Conselheiro de Administração da Central Nacional Unimed e Coordenador Médico do Comitê Técnico Nacional de Produtos Médicos da Unimed do Brasil. Atualmente, é Conselheiro de Administração da OCEMG, diretor superintendente do Multicoop - Unimed Fundo de Pensão Multipatrocinado da Seguros Unimed e médico anestesiologista do corpo clínico do Hospital Madre Tereza, em Belo Horizonte. Entre 2010 e 2018, ocupou o cargo de assessor de Regulação e Saúde Integral da Unimed Federação Minas. É Presidente Executivo da Unimed Federação Minas, eleito para o mandato 2018-2022.



Luiz Sérgio Ervatti

Currículo:

Luiz Sérgio Ervatti formou-se em Medicina pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM, é Ginecologista Obstetra com título de Especialista pelo CRM e possui curso de especialização em Gestão Hospitalar. Atua como coordenador da Maternidade do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim há cerca de 20 anos e atuou como Diretor Clínico por 10 anos. Atualmente é Diretor de Mercado da Unimed Sul Capixaba (2018-2022). 



Maike Rothenburg Mohr

Currículo:

Formada em Serviço Social pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB, Pós Graduada em Gestão da Qualidade pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e em Gestão de Baixo Carbono e Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas, Trabalha no Sistema Unimed há 30 anos, sendo 21 na Unimed de Blumenau e há 9 na Unimed do Brasil, onde ocupa o cargo de Gerente de Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade onde coordenada também o Jeito de Cuidar Unimed.



Marcelo Cenni

Currículo:

Formado em Administração de empresas com pós graduação em Marketing, Análise de Sistemas e MBA em Economia Comportamental. Atua há mais de 20 anos na área de gestão empresarial, estratégia e marketing, prestando consultoria para grandes empresas do Brasil. CEO da Expertise Inteligência – empresa de inteligência competitiva e Conselheiro e Acionista Majoritário do Opinion Box, startup brasileira mais premiada na área de survey online. Professor convidado de importantes centros de educação como Fundação Dom Cabral, PUC, FUMEC entre outras.

 

 



Orestes Pullin

Currículo:

Formado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina com especialização em Cirurgia Geral pelo Hospital Universitário de Londrina-PR. Com MBA em gestão de Planos de Saúde pela Fundação São Camilo. Ingressou como cooperado na Unimed Londrina em 1980. Eleito Diretor da Unimed Londrina de 89 a 98, Diretor de Mercado e Tecnologia da Unimed do Estado do Paraná – Federação Estadual das Cooperativas Médicas do Paraná (1998 a 2006). Diretor Presidente da Unimed do Estado do Paraná de 2006 a março de 2014. Foi vice-presidente da Unimed do Brasil entre 2013 e 2017. Em março de 2017, elegeu-se presidente da Confederação.



Paulo Hartung

Currículo:

Economista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo, possui titulação de “Professor Honoris Causa”, concedido pelo Centro Universitário de Vila Velha e titulação de Doutor “Honoris Causa”, concedido pela Universidade Federal do Espírito Santo. Foi deputado estadual, deputado federal, prefeito de Vitória; senador da República, diretor do BNDES, governou o estado do Espírito Santo por três mandatos. Participou dos conselhos de administração da Edp do Brasil e Veracel Celulose. Em 2019 foi nomeado como Conselheiro Consultivo do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, é também Presidente executivo da A Indústria Brasileira de Árvores - IBA.



Paulo Magno do Bem Filho

Currículo:

Graduado em Medicina (2000) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Patologia Clínica. MBA Executivo em Saúde. Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFMG (2007). Atuou como consultor  para a UNESCO e Organização Pan Americana de Saúde. Exerceu a função de Gestor de Assistência e Promoção da Saúde na Unimed BH (de 2008 a 2010) e Superintendente de Atenção à Saúde na Unimed Vitória. Atualmente ocupa a função de Gestor Médico de Atenção e Inovação em Saúde na Unimed Vitória. Tem experiência em Gestão e Planejamento em Saúde, com ênfase na implantação de projetos de gerenciamento de crônicos, promoção da saúde e atenção primária.



Paulo Roberto Vanderlei Rebello Filho

Currículo:

Graduado em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa – Unipê – PB, com curso de Capacitação em Gestão e Direito da Saúde, com ampla experiência na vida pública. Em 2016, ingressou no Ministério da Saúde como Chefe de Gabinete do Ministro permanecendo até 2018. Atualmente exerce o cargo de Diretor de Normas e Habilitação das Operadoras-DIOPE, da Agência Nacional de Saúde Suplementar-ANS.



ORGANIZAÇÃO:

PATROCÍNIO DIAMANTE:

PATROCÍNIO OURO:

PATROCÍNIO PRATA:

PATROCÍNIO BRONZE:

APOIO: