Vitória

turista_3

 

VITÓRIA

A ilha de Vitória é formada por um arquipélago composto por 33 ilhas e por uma porção continental, totalizando 93,38 quilômetros quadrados. As paisagens da cidade encantam a quem chega, quer seja de avião, navio ou pela via terrestre. Sete pontes interligam a ilha de Vitória ao continente. A capital do Espírito Santo, com 355.875 habitantes conforme a estimativa de população do IBGE (2015), é o centro da Região Metropolitana. A cidade é singular por suas belezas naturais, seus grupos culturais tradicionais, seu crescimento notável, sendo um destino turístico em ascensão. Possui um espaço territorial propício para eventos e negócios, destacando-se a realização de esportes náuticos. Além disso, Vitória vem se preparando para oferecer cada vez mais serviços qualificados e diversificados.

  

CATEDRAL FINALO QUE VER E FAZER EM VITÓRIA

Cidade Alta  

A Cidade Alta é a parte de Vitória que contém as construções antigas da cidade, sendo um ótimo tour histórico para quem deseja conhecer mais sobre o assunto. O passeio, que deve ser feito preferencialmente a pé, passa por locais como o Palácio Anchieta, que começou a ser construído em 1573, pela linda Igreja de São Gonçalo, que data de 1707 e foi tombada como patrimônio pelo Iphan, e também pela Catedral Metropolitana, construída no estilo arquitetônico neogótico, entre outros lugares que merecem ser visitados.

  

 

 

panela 222

Visitar o Galpão das Paneleiras

Um dos melhores presentes trazidos de Vitória são as panelas de barro feita pelas paneleiras de Goiabeiras. Produzidas pelas mulheres em um imenso galpão, as panelas são feitas de maneira artesanal. A técnica é herança indígena e passada de geração para geração. O processo começa com a argila retirada do Vale do Mulembá, um mangue próximo. Depois de tratada e pisada, é modelada e fica dias secando à sombra. O passo seguinte é o acabamento com tintura de tanino.

Onde fica: 
Endereço: Rua das Paneleiras, 55, GoiabeirasVer no mapa



 

praia final final final

Curtir a Praia de Camburi

A praia de Camburi, localizada no norte de Vitória, possui a melhor infra-estrutura do Estado. Com cerca de 6km de extensão, dispõe de postos de orientação de exercício, calçadão, ciclovia e áreas para a prática de diversos esportes ao ar livre.

A orla, ladeada por coqueiros e as areias finas e amareladas propiciam lugares calmos para banho e pontos com fortes ondas para a prática de surf. Em uma das extremidades do atrativo é possível localizar um píer onde uma estátua de Iemanjá foi instalada com o intuito de protejer os pescadores que dali saem para trabalhar.

 



moqueca final

Degustar uma moqueca capixaba

A moqueca capixaba é um dos ícones do Espírito Santo. Conhecida pelo seu sabor inigualável, o prato é uma instituição essencialmente capixaba. O nome “moqueca” designa um estilo de preparar o alimento que consiste no cozimento sem água, apenas com os vegetais e frutos do mar, tradicionalmente peixe, siri, camarão ou sururu, sendo sempre preparada na panela de barro, outro ícone do Estado, também já reconhecida como patrimônio pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

É uma tradição trazida pelos índios há mais de 400 anos e, segundo chefs renomados, sua receita atende os quatro padrões que a gastronomia preza em um prato de qualidade: sabor, cor, perfume e consistência.

 

 aa

convento final2

Dar um pulo em Vila Velha

Impossível ir à Vitória e não dar uma passada por Vila Velha. Três pontes ligam as duas cidades. A imponente Terceira Ponte faz a ligação entre os dois munícipios. Em Vila Velha está o principal cartão-postal da região: o Convento de Nossa Senhora da Penha, que fica no alto de um morro com vista para as duas cidades. Complete o passeio com uma visita à fábrica de chocolates Garoto e ao Museu Ferroviário. Para quem não abre mão de um mergulho, siga para a praia da Costa.
 
 
 
  
 
 

BARES E RESTAURANTES

A noite em Vitória começa com um happy hour e vai até a madrugada. Algumas regiões concentram bares, restaurantes e outras opções de lazer.

Saiba onde estão e como chegar aos locais que abrigam as diversas opções gastronômicas da cidade. Confira também quais são os estabelecimentos certificados com o Selo de Qualidade Turística. 

 

orla final

Orla de Camburi

A praia de Camburi oferece ao longo de sua orla, quiosques para comercialização de comida e bebida e deck de madeira com mesinhas para os clientes. Nos diversos hotéis, situados na avenida da principal praia da cidade são encontrados restaurantes com culinária diversificada que atendem aos hóspedes e ao público em geral.

Onde fica: Av Dante Michelini, entre os bairros Jardim da Penha e Jardim CamburiVer no mapa 

 

 

 

 

triangulo

Triângulo das Bermudas

O Triângulo das Bermudas compreende o trecho entre as Ruas Joaquim Lírio e João da Cruz, na Praia do Canto e recebeu dos boêmios da cidade esse nome há mais de 20 anos, por se “perderem” com os amigos nos bares e restaurantes do local, muitas vezes retornando para suas casas somente ao amanhecer. Os diversos estabelecimentos são frequentados por todo tipo de público, de jovens estudantes a executivos e se espalham para outras ruas e avenidas próximas, aumentando a fama e a área do triângulo.

Onde fica: Ruas da Cruz e Joaquim Lírio, Praia do Canto - Ver no mapa

  

 

 

lama

Rua da Lama

A Rua da Lama é um dos pontos turísticos mais movimentados da noite capixaba. Ela fica no bairro Jardim da Penha, próxima à Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e é frequentado por moradores, turistas e ponto de encontro do público jovem. Nesta rua você encontra diversos bares e lanchonetes, com os mais variados cardápios de pratos e petiscos de identificação regional e local, além de um atendimento de qualidade. Espaço de bares que ficam abertos até a madrugada.

Onde fica: Av. Anísio Fernandes Coelho, Jardim da Penha - Ver no mapa

 

  

 


horto

Hortomercado

O Espaço foi reinaugurado em julho de 2007. No local é possível encontrar lojas de artesanato, ateliê, cervejaria, cachaçaria, café, restaurantes, loja de produtos orgânicos, sorveteria, bomboniére, pizzaria, lanchonete e até superrmercado. Tudo isso em um ambiente climatizado e confortável, propício para um happy hour.

Onde fica: Av. Anísio Fernandes Coelho, Jardim da Penha - Ver no mapa

 

 

 Fonte/Fotos:Prefeitura Municipal de Vitória

 

 

 

ORGANIZAÇÃO:



PATROCÍNIO MASTER:



PATROCÍNIO PREMIUM:



PATROCÍNIO DIAMANTE:

PATROCÍNIO OURO:




PATROCÍNIO PRATA:



PATROCÍNIO BRONZE: